O setor de serviço social​

é primordial nas atividades da associação, pois é nele que as profissionais buscam ferramentas e realizam intervenções na busca do exercício da autonomia e independência das pessoas com deficiência. O trabalho é desenvolvido atrelado a tipificação dos serviços socioassistenciais (Resolução nº 109/2009) que normatiza os serviços de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência.

Além disso as profissionais se utilizam dos mais diversos aparatos legais, como estatuto da pessoa com deficiência (Lei nº 13.146/2015), estatuto da pessoa idosa (Lei nº10.741/2003), estatuto da criança e do adolescente (Lei nº8.069/1990), Constituição Federal de 1988, e legislações municipais e estaduais para respaldar o seu trabalho.

Dito isso, nesse setor, são realizados:

acolhimentos sociais, acompanhamentos familiares e individuais, coordenação de projetos desenvolvidos pela entidade, grupos de convivência visando a reabilitação social, acompanhamento de transporte adaptado, avaliações de critérios para acesso em projetos, captação de recursos, concessões de uso de itens de auxílio de locomoção, gestão e planejamentos de atividades integradas e continuadas.

Para oferecer esse trabalho a AFLODEF conta com a parceria da  Secretária de Assistência Social de Florianópolis (SEMAS)

PARA MAIS INFORMAÇÕES